domingo, 29 de janeiro de 2017

Maratona literária - avaliação

Ontem, como avisei aqui no blog, decidi colocar em prática uma maratona literária de 12h de leitura. No meu Instagram, postei ao longo da madrugada algumas atualizações sobre o processo e agora vou contar pra vocês como foi a experiência. Para avaliar e contabilizar as leituras, dividi a maratona em blocos de 2h. 

Preparação 



Antes de iniciar a maratona, tirei um cochilo de 1h, para estar bem descansada. Depois disso, tomei um banho, para acordar bem. Minha intenção era fazer o jantar nesse período de preparação, mas não deu tempo... hehe Então apenas limpei a cozinha e deixei tudo meio encaminhado para preparar lanchinhos e comida. Também deixei separados os livros que queria ler, tentando escolher assuntos e gêneros variados. 


20h-22h


Iniciei a maratona disposta a ler, nas primeiras horas, Escrita - uma breve introdução e Sonho de uma noite de verão. No final das conta, acabei dando início à Wolverine - origem também. Aproveitei esse período para ler m pouco no quintal, aproveitando o resto da luz do dia, já que eu sabia que passaria horas no sofá. Durante esse intervalo também tive que fazer uma pausa para preparar o jantar, porque estava ficando com dor de cabeça... e era fome. :)   


Saldo de leitura: 25 páginas de Escrita - uma breve introdução; 25 de Sonho de uma noite de verão; 3 capítulos de Wolverine - origem (essa HQ não tem numeração de páginas, então durante a maratona, contabilizei ela por capítulos).

22h-0h 
Essas duas horas foram tranquilinhas Tinha acabado de comer e estava cheia de energia! Para dinamizar a leitura, me dediquei aos livros de contos. 

Saldo de leitura: 22 páginas de Mausoléu; 48 de Pomba enamorada; 26 de Sonho de uma noite de verão

0h-2h

Bateu uma fominha, então preparei umas pipocas na manteira, pra começar a leitura de O mestre das cordas, cuja leitura fluiu meio devagar, pois há bastantes detalhes na narração. Depois de ler alguns capítulos, decidi trocar um pouco pelos contos da Lygia Fagundes Telles, para variar um pouco. 

Saldo de leitura: 33 páginas de O mestre das cordas; 31 de Pomba enamorada; 12 de Mausoléu.

2h-4h 
Passando da metade da maratona, precisei fazer uma pausa mais longa, para voltar a me concentrar. Fiz café, dei uma organizada na bagunça da sala. Li um pouco mais e tive que fazer uma nova pausa para atender minha cachorrinha, que está com alergia e medicá-la. Acabou que fiquei com pena dela e arrumei umas cobertinhas para ela dormir na sala, me acompanhando. 

Saldo de leitura: terminei de ler Wolverine - origem; 45 páginas de Sonho de uma noite de verão

4h-6h



Mais café e umas pausas para agradar a Nescau. A companhia dela foi boa para me manter bem acordada, porque de vez em quando, entre um livro e outro, passava alguns minutos fazendo um carinho ou arrumando os paninhos dela. 

Saldo de leitura: 22 páginas de Sonho de uma noite de verão; 26 O mestre das cordas; 13 de Pomba enamorada

6h-8h



Como era de se esperar, esse foi o período mais difícil de manter o foco. Já estava com os olhos bem cansados, então, precisei fazer umas paradas. Mais café e foi hora de investir em um lanchinho também, para recarregar as baterias (um pouco de amendoim torrado). 

Saldo de leitura: 41 páginas de O mestre das cordas; 22 de Pomba enamorada

E então... 

Quando terminei o desafio, ainda fiquei acordada fazendo algumas outras coisas, organizando um pouco as coisas. Depois disso, dormi um pouco. 

No geral, fazer a maratona foi bem divertido. Não foi algo difícil na maior parte do tempo, em especial porque eu tinha material de leitura bem variado para não enjoar de ler. Apesar de ser um pouco cansativo, tenho vontade de fazer uma maratona assim novamente (mas tem que ser nas férias, como esta).

Saldo final de leitura da maratona: 

Sonho de uma noite de verão - 128 páginas (leitura iniciada e concluída na maratona)
Wolverine - origem - 176 páginas (leitura iniciada e concluída na maratona) 
O mestre das cordas - 100 páginas
Pomba enamorada - 83 paginas
Mausoléu - 34 páginas
Escrita - uma breve introdução - 25 páginas

Total de páginas lidas: 546. 

Nenhum comentário: