quarta-feira, 30 de março de 2016

TAG - Música clássica & Literatura







Já faz um tempo que me deparei com a TAG "Música Clássica e Literatura" no canal da Tatiana Feltrin. Assim que assisti o vídeo, achei a ideia genial, afinal, ela une duas coisas das quais gosto muito. Então, decidi adaptar e respondê-la por escrito aqui no blog.

A TAG é simples: há uma lista de músicas associada a perguntinhas sobre livros que vou responder abaixo. Cada música tem relação com o item que é perguntado.

1. As Quatro estações - Vivaldi | Um livro com muitas oscilações no enredo
A guerra dos tronos - George R.R. Martin

A resposta é meio clichê, mas foi o primeiro título em que pensei e aquele que se manteve absoluto. O livro realmente toma rumos inesperados, assim como suas sequências.

2. Sonata ao Luar - Beethoven | Um livro que te deixa triste/melancólico
 O planeta desconhecido e romance da que eu era antes de mim - Luiza da Costa

Faz algum tempo que li este livro, para uma disciplina da faculdade, e ele é lindo, mas me deu uma sensação nostálgica e melancólica mesmo assim. Ele conta a história de uma neta e de sua avó, em linhas temporais diferentes, e registrando a identificação entre as duas mulheres.
Infelizmente, o livro não tem edição brasileira, mas se alguém tiver interesse, deve conseguir a edição portuguesa (a autora é portuguesa mesmo) que pode ser lida tranquilamente. 

3. Totentanz - Franz Lizst | Um livro que você tenha medo de ler/reler
Ulysses - James Joyce

Gosto de livros que tenham universos sombrios, mas dificilmente me assusto ao ler uma história. Por isso, para responder esse tópico, decidi falar de um livro que me assusta por ser bastante extenso e controverso. Apesar de eu ter gostado muito dos contos de James Joyce que já li, Ulysses é um livro que tenho receio de ler. Um dia espero vencer meus receios e encarar essa leitura!

4. A Midsummer Night's Dream - Wedding March- Mendelssohn | Um livro com um casal inspirador
O Silmarillion - J.R.R. Tolkien



Eu já li muitas histórias de amor na vida, mas poucos casais são tão inspiradores pra mim quanto Beren e Lúthien, de O Silmarillion. Os personagens foram inspirados na própria história de amor do autor com sua esposa. Lúthien é a mais bela das elfas, filha do rei Thingol, e Beren é um mero homem mortal. Os dois se apaixonam, mas o pai da elfa não permite que eles vivam o romance, a menos que Beren lhe traga uma das silmarils que estão na coroa de Morgoth, o senhor do escuro. Unidos, os dois conseguem vencer os obstáculos que surgem em seu caminho, vencendo até mesmo a morte para ficarem juntos.

5. Flight of the bumblebee - Korsakov | Um livro/leitura irritante
Série Fallen - Lauren Kate

Para esse item, pensei em muitas possibilidades, mas no final das contas foi Fallen que venceu a parada. O primeiro volume dessa série me chamou a atenção pela promessa de ser um romance com ar gótico e eu até gostei da leitura, mas à medida que saiam novos volumes, eu me irritava mais e mais com a história, até que ela chegou a um final tosco e sem graça. Nada pode ser mais irritante ou frustrante do que começar uma série cheia de expectativas e se decepcionar...


6. Requiem - Mozart | Um livro que você não concluiu e se arrepende por isso
Dom Quixote de La Mancha - Miguel de Cervantes

Não consegui ler essa obra completa porque iniciei a leitura nas férias e quando as aulas da faculdade começaram, precisei me dedicar a outras leituras. Parei a leitura, mas pretendo reler o começo e ler até o final no futuro.

7. Morning Mood - Edvard Grieg | Um livro com um ambiente agradável
O senhor dos anéis - J.R.R. Tolkien


Quando penso em ambientes agradáveis, O senhor dos anéis logo me vem a mente. E é difícil decidir se gosto mais da ideia de visitar o tranquilo Condado, Valfenda ou Lothlorien. Na dúvida, eu passaria um pouco de tempo em cada um desses lugares.

8. Pedro e o Lobo - Prokofiev | Uma história infantil encantadora
Alice no país das maravilhas

Alice é meu livro infanto preferido e é encantador pelo simples fato de fazer você viajar por um mundo cheio de possibilidades.

Você pode assistir o vídeo da Tatiana Feltrin AQUI, ou assistir o vídeo original da TAG, AQUI.

Um comentário:

HONORATO, Sandro disse...

Boa noite,
Como vai?
Bacana a TAG, faz tempo que não posto nada assim no blog.
Alias, nem meus textos to postando kkkkkk

Beijos e se cuida