domingo, 7 de fevereiro de 2016

Tour literária pré-Carnaval

O feriado de Carnaval está aí e, bem, eu não sou adepta de nenhum dos programas mais tradicionais da festa. Aqui no Sul, o pessoal costuma debandar para a praia (enfrentando horas de trânsito para curtir uns dias na arreia, igualmente cheia de gente), mas eu prefiro programas mais tranquilos, sem o estresse que envolvem essas viagens. Na busca por alternativas de como curtir o feriado, eu e meu namorado resolvemos montar uma rota diferente: um dia de "tour" literário pela Serra Gaúcha.

Para quem não sabe, moro numa cidade bem próxima de Gramado e Canela, então, fica bem tranquilo ir passar o dia lá. A principal rota para essas cidades está bloqueada, então tivemos que optar por uma rota alternativa, indo até São Francisco de Paula e seguindo depois para Canela e Gramado.

A visitação às livrarias começou à tarde, com surpresas. Enquanto tentávamos encontrar os endereços que tínhamos escolhido visitar, avistamos a fachada de uma loja que não estava em nosso itinerário. Descobrimos que a Villa Literária é uma livraria recém inaugurada. Fomos atendidos com muita simpatia e apesar de o café ainda não estar em funcionamento (deve estar em breve) conferimos o acervo de livros, que tem foco em usados. O ambiente é muito agradável e espero voltar lá para um café daqui a uns tempos.


Nossa segunda parada foi na Sucelus, que reúne livros novos e usados, revistas e cafeteria. Lá tomamos um cafezinho expresso e lemos um pouco, é claro, entre nossas passadas pelas estantes. 



Nossa terceira parada foi na Livraria Café Conceito, que é muito divertida por ter várias referências temáticas. Lá, além de aproveitar para ler mais um pouquinho, pedi um café temático chamado "A maldição do tigre", que mistura chai, café, leite e canela.






 Saindo de Gramado, por fim, visitamos nossa última livraria do dia, a Aroma Literário, que fica em Canela. O ambiente é muito aconchegante (de todas as que visitamos, foi a que me senti mais à vontade) e muito bonito. É uma pena que seja bem pequena, então não tem uma grande variedade de livros. Ainda assim, adorei tomar um café gelado e olhar o acervo, que apesar de não ser muito grande, é bem selecionado.


Depois de tanto café com leitura, nos dirigimos para casa. Deixamos de fora do nosso tour a Livraria Miragem, em São Francisco de Paula, que é lindíssima, porque visitamos há pouco tempo. Se vocês gostaram deste post, posso fazer uma postagem especialmente sobre a Miragem, é só me pedir ali nos comentários.

E, para encerrar esse post, confiram um pouco da beleza natural que encontramos pelo caminho. A Serra Gaúcha é linda, e mesmo que eu visite a região constantemente, continuo me maravilhando com suas belezas. 




Então, espero que vocês tenham curtido essa postagem diferente e que o feriado de Carnaval, seja você da folia ou da calmaria, seja ótimo. 

2 comentários:

HONORATO, Sandro disse...

Boa tarde,
Como vai, Niki?

Também não sou muito de sair no carnaval mas a sua idéia de tour foi muito genial, meus parabéns :)
Espero que tenha curtido e muito :)

Beijos e tenha um excelente final de semana
www.rimasdopreto.com

Rosa Mattos disse...

Que legal esse passeio, Niki. Café, livrarias, paisagem bonita... tudo lindo!

Eu gostaria de uma postagem sobre a Livraria Miragem. Não conheço e fiquei curiosa pra saber mais a respeito. bjs