sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Meta de leitura: 12 livros para ler em 2016


Faz um tempinho desde a minha última postagem e sei que os últimos anos têm sido marcados pelo abandono do blog, mas como sempre, tenho esperanças de que este ano vou conseguir passar por aqui com mais frequência para deixar textos e novidades.

24 Perfect Prints For People Who Love Books: Se vocês prestarem atenção, verão que atualizei o layout do blog. Eu mesma fiz tudo, com meus super conhecimentos de edição (haha) e gostei do resultado.

Para começar as postagens de 2016, resolvi seguir o modelo de vários amigos e blogueiros, fazendo uma listinha dos livros que pretendo ler este ano. Não sou lá uma pessoa muitooo organizada com minhas leituras, mas acho que ter uma meta vai me ajudar a cobrar de mim mesma a leitura de alguns livros que estão há tempos na minha estante.

Como eu quero levar a meta a sério, decidi escolher o equivalente a um livro por mês, portanto, minha relação tem 12 títulos que pretendo ler. Vamos lá:





1. A moreninha - Joaquim Manuel de Macedo
Por incrível que pareça, nunca li esse livro! Este ano devo encarar a disciplina de Literatura Brasileira I, então está mais do que na hora de conferir esse clássico do Romantismo Brasileiro. Acho que esse livro é "muito amorzinho", mas pode ser apenas impressão.

2. Iracema - José de Alencar
Durante a minha adolescência, eu li muitos dos romances de José de Alencar, mas tinha preferência por aqueles que se passavam em ambiente urbano (Senhora, Diva, Lucíola). Iracema não me desperta lá muito interesse, mas é leitura obrigatória para conhecer a ora do autor, então espero que eu goste!

3. O circo invisível - Jennifer Egan
Esse livro foi um dos meus achados na Feira do Livro de Porto Alegre no ano passado. Foi super barato e acho que gostarei da leitura. A autora foi vencedora do Prêmio Pulitzer em 2011 com A visita cruel do tempo.

4. Bertrand - Ricardo Armelenti
Assim que vi esse livro nas livrarias da região, me apaixonei por ele. É um romance medieval que se passa nas Cruzadas. Não vi nenhuma resenha ou comentário a respeito dele ainda, mas estou bem animada porque adoro esse tipo de história.

5. A máquina de contar histórias - Maurício Gomyde
A primeira vez que ouvi falar desse livro foi no canal da Camila Deus Dará. Ele estava em promoção e decidi arriscar, afinal, tem tudo para ser um bom livro.

6. Orgulho e preconceito - Jane Austen
Nunca li nada da Austen e sempre tive curiosidade, já que a autora tem muitos fãs! Por isso, determinei que esse ano preciso ler ao menos Orgulho e Preconceito, seu livro mais conhecido.

7. Ferro, água e escuridão - Felipe Castilho
Este é o terceiro livro da série O Legado Folclórico. Lançado no ano passado, estou bem ansiosa para lê-lo, pois os dois primeiros volumes me agradaram bastante.

8. Tenshi - Luciane Rangel
Guardians - volume 1, da Luciane Rangel, foi uma das minhas leituras preferidas de 2015. Ainda preciso ler os dois volumes da sequência (que já estão no meu Kindle, só esperando), mas também estou com muita vontade de ler o livro mais recente da autora.

9. Memórias de um sargento de milícia - Manuel Antônio de Almeida
Mais uma das leituras que preciso fazer para a faculdade. Comprei minha edição em sebo em Porto Alegre e ela é linda, com capa dura, miolo costurado. Não tenho nenhuma expectativa formada sobre a história, mas espero que seja interessante.

10. Antes que o mundo acabe - Marcelo Carneiro da Cunha
Esta também é uma leitura obrigatória que tenho nesse ano. Nunca li nada do autor, mas seus livros são bastante elogiados e acho que vou gostar da narrativa, que parece ter reflexões bem interessantes.

11. Festim dos corvos - George R.R. Martin
O quarto volume de As Crônicas de Gelo e Fogo me aguarda na estante. Fiz uma longa pausa na minha leitura da série, porque o terceiro (e gigantesco) terceiro livro me tirou um pouco o fôlego. Como também acompanho a série, estou bem ansiosa para comparar o conteúdo do livro com o das telinhas, já que dizem que a série tomou rumos bem diferentes.

12.Sepulcro - Kate Mosse
Por último, mas não menos importante, mais uma das minhas aquisições da Feira do Livro. Comprei o exemplar com um baita desconto, porque já tinha ouvido muitos comentários positivos sobre a obra anterior da autora, Labirinto. Já iniciei essa leitura, que será minha primeira conclusão nessa meta e em breve devo contar pra vocês o que achei desse livro.

Então, essa é minha listinha de leituras para 2016! Pretendo ler muito mais do que esses 12 livros, mas se conseguir dar conta dessa relação ficarei bem feliz. O que vocês acharam dos títulos? Tem algum aí que vocês também pretendem ler? Quais são os livros que você está ansioso pra ler esse ano? Me conte nos comentários!

Aproveito para desejar a todos vocês um ótimo 2016, cheio de felicidade e de boas leituras ;)

Até a próxima!

Nenhum comentário: