segunda-feira, 6 de abril de 2015

[Diário de leitura] Março

Olá, minhas gentes.

Como vocês devem ter percebido, o blog ficou sem atualizações durante um bom tempo esse mês. As semanas têm voado aqui e quando eu me lembro de postar no blog, a semana já passou, ou falta tempo para me dedicar a produzir um conteúdo legal aqui. Então, estou repassando um pouco a forma como vou conduzir isso aqui durante o ano porque não quero abandonar esse espaço, mas ao mesmo tempo, preciso me manter em dia com a faculdade e com meus outros projetos... Enfim, aos poucos colocarei em prática novas ideias e colunas por aqui e espero que vocês gostem!



Quem quiser me ajudar com isso, pode responder um pequeno questionário que desenvolvi sobre o blog: é só CLICAR AQUI e responder rapidinho as 4 perguntas. ;)

Já que eu deixei de postar resenhas aqui, resolvi fazer um pequeno resumo do que andei lendo e resenhando no Portal 42, além do que escrevi e postei por aí nas últimas semanas.

MINHAS LEITURAS DE MARÇO:

1-Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

Essa foi uma leitura para a disciplina de Literatura Brasileira II, que estou cursando esse semestre. É um bom livro, mas cansativo e dispersivo também. Do Machado, sou mais fã dos contos e da novela O Alienista. Ainda assim, é uma leitura interessante, se você tiver paciência para encará-la.

2- Diário de Kalyn - Rômulo Barbosa

Essa leitura foi realizada através de parceria com o autor e eu gostei muito mesmo da história, que usa temáticas até mesmo clichês da ficção científica dando-lhes novas características e criando originalidade. Tem resenha do livro no Portal 42.

3- Tolkien - o senhor da fantasia.

Na verdade, eu comecei essa leitura em fevereiro, mas tive que pausá-la para colocar as leituras acadêmicas em dia... Quando sobrou um tempinho, consegui concluir e preciso dizer que amei demais conhecer a história do Tolkien. Ele é um dos meus autores preferidos e a biografia me permitiu descobrir como ele criou seu universo fantástico. Também tem resenha dele no Portal 42.

4- O Mulato - Aluísio Azevedo (Releitura)

Já havia lido esse livro há muitos anos, mas como ele foi solicitado pela minha professora de Literatura Brasileira, relembrei a história num releitura rápida e muito proveitosa. Sempre me surpreende o quanto o tempo muda nossas percepções sobre algumas obras.

5- Crônicas dos senhores de castelo - livro 1 - O poder verdadeiro

Outro livro resenhado no Portal 42! Fazia tempo que queria ler o livro e como o autor estará na Odisseia de Literatura Fantástica, evento que visitarei em abril, finalmente encarei a leitura.

6- Guimarães Rosa - Literatura Comentada

Esta foi uma leitura para o meu trabalho de conclusão. Aliás, preparem-se para ouvir falar muito do Guimarães Rosa ao longo do ano, porque o meu trabalho de conclusão é sobre o autor e cada vez mais me apaixono por sua obra e pela pessoa que ele foi!

Essas foram as minhas leituras do mês de março. Também publiquei dois contos no projeto Enlaces Literários: Aprisionada e Dragões, caos e camundongos.


Essas são minhas novidades em termos literários. Espero, como sempre, não abandonar o blog novamente (ok, eu sei que vivo prometendo isso e que volta e meia eu sumo...Mas juro que a promessa sempre é com a boa intenção de cumprir).

Beijos!


Nenhum comentário: