terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ninho de fogo - A mestiça





Hoje tenho uma resenha super especial pra vocês: vou falar pra vocês sobre o livro Ninho de Fogo - A Mestiça, da minha amiga Camila Deus Dará. Acompanho o blog da Camila há algum tempo e estava muito curiosa para conferir o livro!

A personagem central é Melane, uma adolescente de 16 anos que mora com a avó no interior de uma cidade dos Estados Unidos. Sem nunca ter conhecido os pais e sendo uma grande leitora, Melane descobre de uma hora pra outra ser uma mestiça de dragão e bruxa, e ter nascido em um mundo encantado chamado Ninho de Fogo. Ela é levada para lá por seu melhor amigo e vizinho, David, que também é um dragão e que passou os últimos 16 anos de sua vida cuidando dela. Isso porque, como se não bastasse o fato de Melane ser uma mestiça (a associação entre bruxas e dragões é proibida) ela é a herdeira ao trono do Ninho de Fogo e o rei deseja vê-la morta, para que ninguém possa reivindicar seu trono.

Minha primeira consideração a respeito do livro é que adorei a forma como foi escrito, informal e rápida. Apesar de haver cuidado com a norma culta da língua, o texto é atual e nada rebuscado. A narração é feita em primeira pessoa, pela Melane, e flui com foco na ação, tendo um ritmo bem acelerado. Justamente por isso, A Mestiça é um livro muito rápido de ler!

Mas, não é por ser uma leitura rápida que o livro perde o brilho, muito pelo contrário. Melane é uma personagem cativante pelo seu espírito guerreiro e pelo fato de querer realizar mudanças no mundo dela. Ela é uma personagem feminina de ação, com atitude, e adorei essas características, que ficam muito claras conforme a história vai avançando.

E como é Melane que narra a história, nós ficamos a par de todas as suas dúvidas, pensamentos e sentimentos, que são bem coerentes com a idade dela e com a situação que vive, permitindo que haja identificação do leitor com a personagem.

O que falar sobre os outros personagens? David, o melhor amigo de Melane,  me encantou com sua personalidade calma e protetora e Jack, um dos aliados de Melane no Ninho de Fogo, também é um personagem muito interessante, que apesar de passar uma imagem mais descompromissada no começo do livro, demonstra ser tão comprometido quanto David a ajudar Melane. Ainda assim, ele é um personagem um pouco misterioso e tenho a impressão de que no próximo volume (ou próximos) de Ninho de Fogo, haverá revelações sobre ele. Será? Estou bem curiosa a esse respeito...

Além disso, algo que me deixou bem contente com essa leitura foi que diversos elementos mágicos e fantásticos foram unidos no universo da história sem que ela ficasse incoerente ou estranha. Há bruxos, dragões, sereias, fadas e muitos outros elementos que se encaixaram perfeitamente no contexto criado para o livro, mesmo que à primeira vista possa parecer estranha uma união de tantos seres diferentes numa mesma história.

Enfim, não posso opinar muito a respeito dos aspectos gráficos do livro porque não li a versão final,  mas sobre a capa posso dizer que amei e que se eu não soubesse nada sobre o livro e visse essa capa em uma livraria, certamente me chamaria a atenção.

Não consegui pensar em nenhum aspecto que não seja positivo, porque o livro conseguiu me fazer viajar... Então, considerando que os poucos erros de ortografia ou gramática que encontrei devem ser ajustados antes da publicação, só o que posso fazer é esperar pelo lançamento do livro físico, que vou adquirir com certeza, e da sequência, Coração de Escamas.

Infelizmente, o livro não está disponível ainda, mas no começo do próximo ano, deve ocorrer a publicação pela editora Catavento. Fica a minha indicação para quem curte literatura fantástica ou simplesmente um texto ágil e envolvente: podem anotar esse título na sua lista de leituras de 2015, porque tenho certeza de que não vão se arrepender! ;)

Um comentário:

Camila Deus Dará disse...

Ahh, que legal! adorei sua resenha e fiquei muito feliz em saber que gostou da história. Muito obrigada!!!!!
:) S2 S2 S2 S2