sábado, 18 de outubro de 2014

[Manias de leitora] Leitores X Adaptações cinematográficas

Ontem estava fazendo um tempo, conferindo algumas notícias, quando vi uma matéria da Galera Record a respeito da adaptação cinematográfica do livro Fallen. A foto da notícia foi o suficiente para me deixar indignada, porque os atores escolhidos para encarnarem os personagens não se parecem nada com o que imaginei sobre eles... E se eu já não gostei muito dos livros dessa série, fiquei me perguntando o que seria desse filme, que já começou com um elenco em nada parecido com os personagens descritos no texto.

Elenco selecionado para Fallen.

E então pensei com meus botões que eu dificilmente gosto do elenco de adaptações cinematográficas de livros e que ultimamente, muitos filmes desse tipo têm me decepcionado. É o caso de Cidade dos Ossos, cujos atores escolhidos para os papéis centrais me decepcionaram bastante também, e de Divergente, do qual também não gostei muito das escolhas de elenco. Fico me perguntando se sou eu que imagino as coisas muito diferentes ou se outros leitores dessas histórias se sentem da mesma forma...

Para mim, a Clary de Cidade dos Ossos seria assim.

O fato é que às vezes me sinto muito crítica e chata em relação à adaptações. É bem difícil me agradar enquanto leitora espectadora, porque quando leio um livro, crio em minha imaginação todas as características e cenários para a trama, mas o filme muitas vezes não corresponde ao que criei. Em alguns casos, gosto disso, consigo encontrar novas formas de imaginar o que li e termino o filme feliz da vida, como aconteceu com Senhor dos Anéis, que sofreu cortes e modificações bem significativas em sua transposição para a sétima arte, mas ainda assim conseguiu manter o "clima" do livro. Em outros, fico completamente indignada e decepcionada com o que foi feito, como em O hobbit, que eu imaginava bem mais "aventuresco" e menos épico, mas que ganhou cenas e personagens extras bem desnecessários, estendendo-se de um livro única a três filmes super longos...

E quem explica? Em alguns casos, noto que não sou a única a desgostar do filme, em outros, parece que apenas eu que detestei. Você também se sentem assim, meio deslocados quanto a gostar ou não dos filmes inspirados em seus livros?

Um comentário:

Alice Aguiar disse...

cara as vezes eu simplesmente detesto o elenco das adaptações e outras mesmo o elenco não sendo lá essas coisas eu gosto
vai entender né.

Seguindo o Coelho Branco