terça-feira, 19 de agosto de 2014

Tempo de Solidão


TÍTULO: A ferro e fogo - volume 1 - tempo de solidão
AUTOR: Josué Guimarães
EDITORA: L&PM

Já faz algum tempo que li Tempo de Solidão, mas nunca o resenhei aqui no blog. Estava passeando pelo meu Skoob quando vi a capa e pensei nisso. Como o livro foi uma das minhas leituras preferidas e marcantes, resolvi que estava na hora de comentar o título aqui.


O livro conta a história de Catarina e seu marido, Daniel Abraão, ambos alemães que acabaram de chegar ao Brasil, especificamente o Rio Grande do Sul. Com duas crianças pequenas, a vida dos dois no país ao qual acabaram de chegar não é fácil.

Tudo parece melhorar quando o casal resolve a proposta de cuidar de uma estância que serviria aos propósitos de um comerciante. Uma vez chegando lá, os dois começam a trabalhar a terra e vivem bem até uma guerra estourar e terem que enfrentar uma série de problemas por causa disso.


Basicamente, esse é um livro sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul e sobre a força da mulher alemã. Catarina é uma das personagens literárias com as quais eu me identifico mais e na qual identifico também um pouco da minha mãe e das minhas avós. Pragmática, direta e sem problemas para tomar as rédeas da família quando necessário, ela acaba tendo, em seu núcleo familiar, um papel mais expressivo do que o marido. Durante a guerra, ela é quem sustenta a família e quem suporta os distratos dos soldados que passam pela estância. Tudo isso sem choramingar, mas continuando com a vida de cabeça erguida e fazendo o que precisa ser feito. Essa mulher acaba sendo também a personagem central do livro e foi o motivo para eu gostar tanto dele.

A linguagem do livro não é muito complexa e a leitura dele flui rápida, em função disso e da história em si, pois o leitor fica curioso para saber o que acontecerá com Catarina e com sua família.
Indico esse livro para quem gosta de romances históricos, para quem tem curiosidade em saber um pouco mais sobre a colonização alemã no sul do país ou para quem gosta de livros com personagens femininas fortes!

***

Oi, pessoal! Nada de abandonar o blog outra vez, neh?!

Esta semana está um pouco corrida para mim, porque irei a São Paulo para a Bienal do Livro e com isso, estou cheia de preparativos pra fazer! Estou muito animada para conhecer a feira e bem ansiosa para viajar... Na semana que vem, conto para vocês todos os detalhes.

Na semana passada, eu publiquei um conto no projeto Enlaces Literários. Quem ainda não conferiu, pode ler AQUI. O título do texto é Um presente para a morte

Nenhum comentário: