sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Bienal do Livro de São Paulo

Olá, pessoas!

Como comentei com vocês na última postagem, este ano fui conhecer a Bienal do Livro de São Paulo, nos dias 23 e 24 de agosto. Hoje vou contar pra vocês o que eu achei do evento e, claro, o que eu encontrei de interessante por lá.

Para começar, a entrada para o local estava abarrotada. A fila para comprar ingressos era interminável! Como eu fiz o credenciamento no site da Bienal, como profissional do mercado livreiro, não precisei enfrentar essa fila gigantesca, mas também precisei esperar um pouquinho para retirar meu crachá de acesso ao evento.



Lá dentro, no entanto, não havia como escapar da imensa quantidade de pessoas. Foi necessária muita paciência para acessar os estandes e ver os livros, assim como para pagar... Havia fila para tudo.

Ainda que houvessem esses transtornos, o evento foi ótimo. Encontrei diversos títulos com preços ótimos, itens que não consigo aqui no sul e descontos bem interessantes. Tanto que, havia me programado para comprar 4 ou 5 livros e voltei para casa com 15...

No primeiro dia,  passei pelo estande da Martins Fontes e adquiri A Última Canção de Bilbo, por R$9,00! A metade do preço normal. :) O livro é um amor, todo ilustrado e com capa dura. Depois de comprar este livro do Tolkien, fui até a Leya, só para tirar uma foto no Trono de Ferro. 



Enlouqueci no estande da Ciranda Cultural, que estava com uma coleção de clássicos da literatura por R$3,00. Comprei: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmuro, O Alienista, Marília de Dirceu e A Moreninha. Enquanto esperava, na fila, para acessar o caixa, encontrei mais um título interessante: uma coletânea de contos africanos, com capa dura e ilustrada, por R$10,00! 

Em seguida, fiquei sabendo que Pedro Bandeira estava autografando! Corri na estande da Moderna, comprei o livro dele e fui lá conhecê-lo. Nunca li a série Os Karas, mas tinha curiosidade e agora eu tenho um dos volumes, ainda por cima autografado, para começar a ler. Foi muito legal conhecer o autor, que é um senhorzinho muito simpático. 




Para finalizar o dia, fui atrás de um presente para o meu amor, que ficou em casa. Depois de visitar a Panini e descobrir que o livro desejado estava indisponível lá, fui encontrar o título na Comix, que é uma loja de quadrinhos (eu não conhecia :P). 

No segundo dia de evento, tinha objetivos bem específicos! O primeiro deles, era encontrar a editora Literata, para comprar o livro da minha amiga Letícia Godoy. Ela estava autografando lá, então foi a ocasião perfeita para comprar o livro com autógrafo e para conhecer pessoalmente a Letícia, que é super querida e foi muito atenciosa. 



Após visitar a Letícia, fui até a editora Gutemberg, que estava lotada, para comprar o segundo livro da série O Legado Folclórico, do autor Felipe Castilho, e para pegar um autografo com ele também. O meu exemplar do primeiro livro também é autografado e já tive a oportunidade entrevistar o autor para o Portal 42. Ele é sempre muito querido e a narrativa dele é muito boa! 


Na estande da Gutemberg adquiri também o livro Como escrever uma narrativa, que estava por R$9,90. Ele faz parte de uma coleção para novos escritores e pretendo adquirir os outros volumes mais tarde. 

Por fim, mais quadrinhos no segundo dia de Bienal! Fui visitar novamente a estande da Panini, onde me deparei com a Edição de Luxo de Os Livros da Magia, do Neil Gaiman, que estava na minha lista de desejados da Bienal. Também na Panini, adquiri Homem de Ferro - Extremis, mais um presente para o meu namorado (que eu também vou acabar lendo... hehe). E para encerrar o dia, adquiri V de Vingança na Comix. Adoro o filme e sempre tive curiosidade em ler a HQ que o inspirou. No entanto, é bem difícil encontrá-la por aqui. 



Então, essas foram minhas peripécias pela Bienal. Gostei muito de conhecer o evento e sai de lá cheia de livros. E como se não bastasse ter ido conhecer a Bienal, viajar para São Paulo também foi uma oportunidade para conhecer pessoalmente quase toda a equipe do Portal 42, que mora na cidade. Foi muito legal passar esses dias com o pessoal de lá. Não tem coisa melhor do que ir a um evento de literatura cercado de bons amigos! 

***

Também tem matéria sobre a Bienal lá no Portal 42! Confiram AQUI

6 comentários:

HONORATO, Sandro disse...

Boa tarde,
Ah, você fica me deixando com inveja vendo este post sabia?kkkkk
Que bom que tenha curtido a Bienal :)

Quero ir nas próximas >.<
Beijos e se cuida

Rimas Do Preto

Léo disse...

Nunca tive a chance de ir na Bienal, sempre que leio algo relativo a vontade aumenta, quem sabe ano que vem.
Deve ser muito legal a interação entre as pessoas em um evento deste porte.
Abraço.

Marcia Pimentel disse...

Olá!
Que aventura boa que você viveu na Bienal de SP.
Muito bons os livros que você comprou.

Estou seguindo o seu blog. Convido-a para conhecer o meu blog e se gostar fique à vontade para segui-lo.
http://marcia-pimentel.blogspot.com.br

Fani disse...

Queria tanto ter ido!
Beijos,
http://www.mundodafani.com/

Maiara Vieira disse...

Oi linda, tudo bem?
Amei sua postagem! Não pude ir a Bienal então fiquei em cada babando pelas postagens dos blogueiros que acompanho!
Todo mundo reclamou do excesso de filas e da falta de organização do evento. Uma pena!
Gostei muito das suas compras, livros legais e com preços incríveis!
Você é a primeira pessoa dos posts que eu li que comprou HQs, eu também gosto muito de HQs :).

Beijo :*
http://www.livrosesonhos.com/

Letícia Godoy disse...

Ai que honra saber que você foi lá com o objetivo de me ver Nikki!!! De coração, foi ótimo te conhecer pessoalmente minha linda e que muitas outras bienais e muitos outros livros venham para nós, leitoras/escritoras assíduas! Quando publicares seu livro, quero ser uma das primeiras a comprar!