segunda-feira, 10 de março de 2014

FILME - Cidade dos ossos





Foi o trailer do filme de Cidade dos Ossos que me fez sentir vontade de ler o livro. Antes disso, eu achava que a história seguia na linha de Crepúsculo, livro de que não gostei muito. Mas, vendo o trailer o cinema, a história me pareceu interessante e li o livro (veja aqui minha resenha sobre ele). Gostei da história e isso me deixou curiosa para conferir a versão cinematográfica, que tinha tudo para ser muito legal. Só que... Não foi.

O filme parte da mesma premissa da história e no começo, é até bem fiel ao livro. Clare, uma adolescente que vive em Nova Iorque com a mãe, sai com o amigo Simon e eles vão a uma boate da moda, onde a garota presencia o assassinato de uma pessoa. O morto, porém, é um demônio e Clare não devia ter visto o que aconteceu. Os responsáveis pelo ataque ao demônio são caçadores de sombra e um deles, Jace, chama a atenção dela.

Ao ir para casa mais tarde, Clare descobre que sua mãe desapareceu e que a sua casa foi revirada. Ela descobrirá, então, que pode ter alguma relação com os caçadores de sombras e terá a ajuda de Jace e seus amigos para descobrir o que aconteceu com a mãe.




Bem, eu não gostei do filme. Não gostei mesmo!

Se no começo a história até que manteve alguns dos fatos mais ou menos como no livro, na segunda metade do filme, as coisas saíram completamente do rumo da história original, com informações sendo reveladas antes da hora, de forma que o suspense da história foi perdido, sem falar que tenho a certeza de que um spoiler gigante sobre os próximos volumes da série foi dado.

Além disso, não gostei muito do elenco, salvo os interpretes do Simon, da Jocelyn e do Luke.

Minha opinião geral é de que a adaptação tentou usar a história como um romance juvenil mais do que como um livro de aventura e acabou tirando justamente a graça da história, que estava no suspense, na aventura  nas surpresas do final da história. Acho que o filme não soube manter o clima do livro.





Então, minha sugestão para vocês é: se não leram o livro ainda, leiam sem medo que é ótimo. Ou assistam o filme, pode ser que sem esse parâmetro de comparação você goste! Mas se você já leu, acho desnecessário assistir o filme, a não ser que você queira ficar muito indignado com o resultado dessa adaptação. 




Um comentário:

Adriana Macedo. disse...

Oi Niki
Acho que vc não foi a única que não gostou, achei o filme uma decepção só, a começar pela escolha dos atores, par mim quem salvou o filme foi o Simon e o Magnus.
O que foi aquele Valentin com tereré no cabelo, fala sério, sem contar os spoilers que foram soltos desnecessariamente durante o filme..
Bjs
http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br