terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

FILME - Amanhã, quando a guerra começou


Olá, pessoal!

Hoje a resenha é sobre um filme que encontrei por acaso, há algumas semanas, procurando algo pra assistir na tv. Avistei o título, em inglês mesmo, Tomorow when the war began. Assim que passei o controle sobre ele confirmei minhas suspeitas: tratava-se de uma adaptação do primeiro volume da série de livros Amanhã, do escritor John Marsden.




Li o livro no final do ano passado e resenhei ele no Random Cast (Veja aqui minha resenha sobre o livro). Gostei bastante da história, que tem uma narração envolvente e uma história que foge dos padrões comuns em alguns aspectos. Por isso, comecei a assistir a essa adaptação cinematográfica com boas expectativas e não me decepcionei.

Tal qual o livro, o filme conta como a jovem Ellie decide organizar um acampamento com um grupo de amigos da escola, visando passar o feriado de final de ano de uma maneira diferente. Ela vive numa pequena cidade do interior da Austrália, chamada Wirrawee e durante o feriado acontece uma tradicional feira, para qual os jovens não estão tão interessados em ir.




Reunindo um bom grupo, ela consegue seguir seu plano. Os amigos decidem explorar uma região pouco conhecida chamada Inferno e passam dias divertidos no local. Porém, quando retornam à cidade, começam a notar que algo está errado e acabam descobrindo que o país entrou em guerra enquanto eles estavam no acampamento. Partindo daí, eles terão que descobrir como lidar com essa nova situação e como sobreviver.

Em primeiro lugar, preciso elogiar o roteiro do filme, que seguiu bem a história do livro e que, mesmo nos trechos em que modificou os fatos, manteve o mesmo ritmo. Pra mim, uma boa adaptação consegue manter o mesmo clima que o do livro e foi o que aconteceu aqui.  Além da história bem adaptada, a escolha dos atores também foi ótima e todos couberam bem em seus papeis, desempenhando-os com perfeição.
Gosto do fato de essa história seguir uma linha diferente de outras leituras de séries que já fiz e a adaptação para o cinema me deu vontade de começar a ler o segundo volume, para voltar a acompanhar os personagens em sua trajetória.




O único detalhe que me incomodou é que a tradução alterou o título do filme para Guerreiros do Amanhã. Eu achei um título ruim, talvez por já fazer a associação com o título do livro (em inglês os dois se equivalem).

Concluindo: se você já leu o livro, procure pelo filme, pois deverá gostar! Se ainda não leu, o filme está indicado também, é uma aventura bastante gostosa.





Saiba mais detalhes sobre o filme no Filmow.



2 comentários:

Nay Diias ' disse...

vai ter continuação ?

Niki disse...

Oi, Nay!

A série de livros já está completa, tem 7 volumes. Mas acredito que não tenham feito continuação para o filme, nem tenho informação de que vão fazer...

Abraços!