quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A Esperança


Nota: Se você ainda não leu a série e tiver medo de encontrar algum spoiler, pode ler minhas resenhas sobre Jogos Vorazes, o primeiro volume da trilogia, e Em chamas, o segundo. ;)

A Esperança
Página do livro no Skoob


        Depois de ler os dois primeiros volumes da trilogia Jogos Vorazes, eu dei um tempo até ler o terceiro. Estava ansiosa para saber como terminava, mas ao mesmo tempo, a série é tão boa, que não queria que acabasse...
        A história desse volume começa com Katniss no Distrito 13. Ela foi resgatada da arena dos últimos jogos pelos rebeldes, mas Peeta não está com ela. Com problemas físicos e emocionais, ela passa por um período difícil. Sua casa foi destruída, sua vida mudou por completo e ela precisa aprender a desempenhar o papel de Tordo, sendo o símbolo da revolução, se quiser salvar as pessoas que ama.
        Gostei do desfecho da história. No final, Katniss finalmente entendeu como as coisas funcionavam de fato em Panem e fez o que era certo. Gosto muito da construção da personagem ao longo dos livros e das transformações que ela sofre, porque me parece que Katniss foi ganhando mais sensibilidade ao longo da história.
        Finnick foi outro personagem se destacou ainda mais nesse volume. O personagem se mostra mais complexo e ao mesmo tempo, se torna um dos melhores conselheiros de Katniss, porque apesar de manter Gale por perto, a relação deles não é mais a mesma.
        A forma como a autora mostra a disputa pelo poder também me agrada, porque faz o leitor refletir bastante sobre as formas de poder que existem na nossa sociedade. Os livros destacam, especialmente, a dominação da mídia e como ela gera alienação nas pessoas. Com isso, a série não apenas é eletrizante e super gostosa de ler, como também tem um conteúdo que faz com que seu leitor pense sobre o mundo em que vive.
        Concluindo, fiquei feliz ao terminar essa série, e ao mesmo tempo, triste, já que gostei muito. Então, vou aguardar que a autora escreva outros livros, porque acho que ela tem talento: Jogos Vorazes foi uma das melhores séries que li ultimamente.
        Agora, estou aguardando ansiosa pela continuação cinematográfica, com o lançamento de Em Chamas, que acontece em novembro desse ano. Vocês já viram o trailer?




        E vocês, também já terminaram de ler a série? Gostaram do final? Estão ansiosos pelo segundo filme? Me contem!

5 comentários:

Thairone Noberto disse...

Já resenhei esse livro e não fiquei muito contente e fazer, já que esperava mais do livro, se bem que ele me surpreendeu um pouco.
Sua resenha reflete muito o que eu falei na minha, embora tenha dado alguns pontos negativos a mais, mas adorei ela, achei super pensada e trabalhada. Parabéns pelo trabalho.

Abraços,
http://cacandolivros.blogspot.com

Claudinei Barbosa disse...

Oi Niki!
Essa é uma de minhas séries favoritas, e esse volume em especifico foi o mais sinistro em minha opinião, realmente Katniss amadureceu muito mais com as decisões que teve que tomar enquanto como um simbolo para os distritos rebeldes, sendo a Monkjay!
O final apesar de não ter me agradado cem por cento foi condizente com a trama!

Grande Abraço!
Claudinei Barbosa
http://resenhandoecontando.blogspot.com

Mikael C. Nogueira disse...

Eu gostei do livro,porém esperava mais. Ótima resenha.
Abraços.
http://divisaoliteraria.blogspot.com.br/

Leandro de Lira disse...

Oi!
Detesto a trilogia Jogos Vorazes. Uma das piores que li.
Li apenas os dois primeiros livros. Ainda não li "A Esperança", mas não estou muito animado. Acredito que não gostarei.
Não gosto da escrita da autora e a trilogia, inicialmente, possuía uma boa ideia, mas a autora foi burra o suficiente que não soube aproveitá-la devidamente.
Enfim, fico feliz que tenha gostado. Isso é muito bom. (:
Abraço!

"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com

Isie Fernandes disse...

Oi, Nick.

Mudou o layout! Legal. =) Eu não gostei tanto de A Esperança, Em chamas foi o meu favorito. Também não gostei do desfecho, achei que Katniss e Peeta continuaram reféns do sistema, de qualquer jeito. Triste... Mas que bom que você ficou contente. E eu sofri por Finnick. =(

Estive meio sumida por causa do início da gestação, mas já estou retornando. Desculpe a demora, tá?

Beijos,

Isie Fernandes - de Dai para Isie