sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sobre Lobos e Homens




Ler “Caninos Brancos”, do autor Jack London, foi uma experiência muito marcante. Eu assisti ao filme com o mesmo nome muitas vezes quando era criança e quando vi o título na estante da biblioteca, fiquei curiosa para conferir. Acabei encontrando uma história muito diferente, de maneira positiva. 
O livro trata sobre um lobo mestiço com cachorro que nasce na natureza selvagem e acaba sendo impelido pela mãe a viver entre os índios, num período de escassez de alimento. Toda a trajetória de Caninos Brancos é narrada, desde seu primeiro contato com o homem até sua domesticação e o processo todo é tão bem descrito e colocado de uma maneira tão próxima, que é impossível não sair transformado dessa leitura. 
Muito mais do que um retrato da vida selvagem ou da trajetória de um animal que vive o conflito de seus instintos e suas necessidades, London soube retratar as diferentes personalidades humanas, a relação do homem e do animal e a organização social que permeia a vida selvagem e a nossa sociedade. No final das contas, um livro que devia ser sobre um simples cachorro-lobo acaba sendo um relato da própria condição humana. 

Algumas observações: 

-Apesar de ser um livro clássico, a linguagem é bem acessível e simples. Não há descrições gigantescas e o ritmo do texto torna a leitura rápida.
-A página do livro no Skoob, com maiores informações: Caninos Brancos . 
-Eu li e sugiro a versão da editora L&PM. A tradução é ótima e o preço também, se houver interesse em adquirir (o valor de capa dele é R$16,00). Sem falar que dá pra carregar na bolsa para qualquer lugar. :)  

***
Fazia muito tempo que não escrevia/postava uma resenha, mas esse livro pedia... 

Até a próxima! 

2 comentários:

Gian Felipe disse...

Dica anotada,Nicole :D

Pelo que escreveu deve ser um livro maravilhoso.Pode deixar,irei conferir aqui (:

Isie Fernandes disse...

Oi, Niki.

Parece mesmo um bom livro. Ótima dica! ;)

Beijos,

Isie Fernandes - de Dai para Isie