quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Criticando: Percy Jackson e os olimpianos

Olá, queridos! Voltando de férias do mundo internético... Tive um ótimo começo de ano. Resolvi que vou dedicar pelo menos um post na semana à sugestões literárias. Espero que seja útil aos leitores, porque eu às vezes sinto falta de uns bons conselhos no ramo literário.

Pra começar, vamos falar hoje de uma série de livos relativamente nova... Percy Jackson e os Olimpianos.
Escrita por Rick Riordan, ela é composta de cinco livros, dos quais três já estão traduzidos para o português. O primeiro livro, "O ladrão de raios" já virou filme e será lançado no dia 12 de fevereiro desse ano.
Vamos à história: Percy Jackson é um garoto de 13 anos, disléxico, que sofre de déficit de atenção e vive se metendo em confusões. Por conta disso, foi expulso de várias escolas. No último ano letivo, fez amizade com Grover e pela primeira vez espera não ser espulxo da escola, nem ser reprovado. É então que coisas estranhas, envolvendo monstros começam a lhe acontecer. Expulso outra vez, Percy sai de férias com sua mãe e acaba numa nova situação de perigo. Os fatos o levam a descobrir que ele na verdade é filho de um deus do Monte Olimpo. Sim, os deuses do Olimpo ainda estão vivos e viverão enquanto existir a civilização ocidental!
Descobrindo isso, ele começa a ser treinado por Quiron,  o mesmo centauro que treinou Herácles (Hércules), e ganha importantes missões, que estão relacionadas com uma profecia.
Na verdade, a saga segue fórmulas já conhecidas no ramo da ficção. Riordan criou um herói jovem, leal, cheio de coragem, que não poupa esforços para salvar seus amigos. (Alguém aí pensou em Harry Potter?) O interessante na obra de Riordan foi a releitura que ele fez da mitologia grega, muito espirituosa, por sinal. Apesar de ter muitas semelhanças com Harry Potter e outras sagas,o livro tem uma identidade, um jeito bem humorado e divertido  de entreter seus leitores.
É uma ótima sugestão para quem quer ter uma leitura leve e divertida para passa o tempo nas férias.
A ordem da série é a seguinte:

1-O ladrão de raios
2-Mar de monstros
3-A maldição do titã

O preço dos livros está bem acessível, sendo que na internet dá pra encontrar ótimas promoções.
Vou indo.
Beijos e abraços, até o próximo post.

2 comentários:

Isabella F. disse...

Olá moça, temos postagens novas!

www.simbologiamaldita.com

Isabella F. disse...

OBS: Eu estou lendo A Cabana..vou fazer uma resenha dele mais pra frente no meu skoob. o livro é fodão. *__*