segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Recanto das letras e crônica

Gente, resolvi começar a postar meus textos também no Recanto das Letras, um site que contém todo o tipo de texto que se possa imaginar, em portuguÊs. Fiquei impressionada com a repercussão. Enquanto em blogs e outros sites eu demorava tempos pra receber uns mirados comentários, lá eu não dei conta de responder os que recebi em apenas um dia de postagem.
Me senti uma verdadeira escritora... Estou dando uns passos importantes nos últimos tempos. Por enquanto, apenas ando divulgando meu trabalho pela web, mas em breve pretendo estar envolvida num projeto mais sério...
Espero que dê certo. ^^

Para finalizar o post, uma pequena crônica:

Literatura Brasileira

Fazia um bom tempo que eu estava sem um livro realmente interessante para ler... Então, na semana passada, arrumei um tempinho e dei uma passada na biblioteca pública da minha cidade. Não apenas encontrei dois livros ótimos, como são livros produzidos aqui, no Brasil. Então, me peguei pensando no quanto nossa literatura é desvalorizada... Especialmente pela juventude.Enquanto os adolescentes brasileiros lêem Harry Potter e Crepúsculo, muitas obras nacionais de qualidade até mesmo superior ficam acumulando pó em prateleiras de livrarias e bibliotecas. Como Sou adolescente, muitas vezes escuto amigas fazendo elogios a livros estrangeiros e se referindo à literatura brasileira como chata, sem graça, etc...
Talvez a culpa esteja na própria escola. As aulas de literatura brasileira que recebemos na escola não são exatamente um incentivo à procura de obras nacionais. Apesar de várias obras antigas serem interessantes, o vocabulário rebuscado muitas vezes atrapalha a leitura e faz com que os estudantes busquem em livros estrangeiros uma leitura mais prazerosa, sem terem noção que a literatura brasileira contemporânea é tão agradável quanto a estrangeira.
Não condeno a leitura de livros estrangeiros. Eu mesma já li vários deles e realmente gostei, afinal, é um meio de conhecer outras culturas. Apenas acho que a cultura produzida aqui deveria ser mais valorizada, porque tem sim qualidade.

Bjoks, e até a próxima!

Um comentário:

Meg disse...

Tá fazendo sucesso, hein? Não me admiro, vc tem tanto talento!
É e vc tem razão. A literatura brasileira é desvalorizada. Eu mesma leio na maioria livros estrangeiros. Acontece que eu não gosto do estilo da literatura brasileira em boa parte por causa da linguagem complicada, como vc disse. Mas tem outro motivo, que aliás, é o mesmo motivo pelo qual eu não gosto dos filmes brasileiros: eles apelam muito para cenas de sexo, e eu acho isso vulgar demais.
Mas reconheço que a literatura brasileira realmente tem muitos livros bons. Já li alguns deles.
Esse é um ótimo assunto pra se comentar! ^_^
See ya!